sábado, 31 de março de 2012

Deu Zucca

Ciao

Estes dias nós fomos do outro lado da cidade buscar finalmente o cartão do banco e na volta mortos de fome, fomos  almoçar/jantar na Fraschetteria Brunetti. Esta dica eu  recebi ainda no Brasil da minha amiga Karelayne que disse que não podíamos deixar de conhecer este este lugar. Ela estava certa, certíssima. Um beijo Karelayne.
A Frachetteria fica perto da Piazza del Popolo numa rua bem estreita e pouco movimentada. Vejam o mapa abaixo que fica melhor de localizar.

Ela abre de segunda a sábado e é comandado por Zi' Checa, Er Lupo e Lo Smilzo. Em 2009 este restaurante foi incluído no guia gastronômico "101 trattorie e osterie di Roma dove mangiare almeno una volta nella vita e spendere molto poco" de Newton Compton.
Na verdade a Fraschetteria não é uma restaurante e sim uma trattoria, então o clima é mais descontraído, a comida caseira e barata e o vinho é servido em jarras.
O espaço é pequeno e aconchegante e as paredes são cobertas de recados de pessoas do mundo todo que já comeram por lá.

Fomos atendidos por Lo Smilzo que perguntou logo qual era o tamanho da nossa fome e que para o nosso caso ele traria duas pastas diferentes. Trouxe o vinho e alguns minutinhos depois voltou com estas duas belezuras!

Lo Smilzo colocou os pratos sobre a mesa e começou a dizer do que eram feitos. O primeiro foi fácil de entender: rigatoni com funghi salciccia (linguiça) e parmesão e o segundo fettuccine e proccuito com zucca. Gente, pensei eu, o que é mesmo zucca? Eu não lembrava. Smilzo começou a fazer mímicas, abrindo os braços e dizendo orange. Ah já sei, proccuito com suco de arancia (laranja), - No, arancia no, big, big, giallo (amarelo). Daí ele passou para o inglês e piorou tudo, :[
Nós já estávamos rindo da situação e fiquei pensando: ah Zucca, a cadela de Fernandinho! kkk. Mas não amigos, zucca nada mais é que abóbora.
Claro, fui logo provar a danada da zucca com proccuito. Gente uma delícia, a mistura do salgado com o doce da abóbora surpreendeu. A outra pasta também não ficou atrás,  funghi com salsiccia foram feitos um para outro. Mais deu Zucca, essa pasta estava uma delícia :) olha aí a nossa cara que não deixa mentir.

Depois, de alguns minutos de silêncio, aquele silêncio que fazemos depois de comer bem e muito, Lo Smilzo trouxe papel e caneta para deixarmos nosso recadinho para Fraschetteria.

Então amigos, se vierem por Roma, não deixem de conhecer essa trattoria. A comida é ótima, o preço nem se fala, e a recepção melhor ainda.