terça-feira, 6 de março de 2012

Hora do estudo: voltando a sala de aula.

Ciao,


Hoje faz exatamente 26 dias que cheguei em Roma. E estou muito feliz porque consegui organizar todas as burocracias antes do tempo previsto no meu Plano de Estudos que enviei a Capes. Assim sobra mais tempo para fazer minha pesquisa de doutorado. Eu tinha previsto que o primeiro mês seria somente para resolver o lugar onde morar, o Permesso di Soggiorno, a conta no banco, fazer uma feira, comprar um chip italiano, me ambientar na cidade (aprender a andar de ônibus, metro), enfim aquelas coisas que fazemos quando mudamos de cidade. Como a conta de banco só foi aberta a poucos dias, e a minha bolsa de pesquisa ainda não começou a chegar, a minha pesquisa ainda está num ritmo desacelarado, mais ainda adiantado já que começei antes do previsto. 
Alguns amigos me perguntaram se eu não teria que assistir aulas se eu não iria fazer posts sobre a universidade. Então decidi fazer esse post para explicar o que realmente vim fazer em Roma e contar uma grande novidade para vocês.
Então vamos lá. Esta história começou assim: Eu me inscrevi na seleção de bolsas sanduíche da Capes para fazer um estágio de pesquisa em Roma. Dentre os inúmeros documentos enviados a Capes o mais importante é o Plano de Estudos. O meu é voltado para pesquisar meu tema de doutorado. Então eu não tenho que assistir aulas na Universidade degli Studi Roma Tre. Terei apenas que fazer entrevistas e pesquisas documentais, sob a supervisão de meu orientador aqui. Ele irá me ajudar com indicações de bibliografias e metodologias a serem aplicadas no meu doutorado. Então uma vez por mês, geralmente no final de cada mês, eu irei encontrar meu orientador e discuti com ele os dados que já recolhi da minha pesquisa.
Finalmente eu tive meu primeiro encontro acadêmico. Eu estava meio ansiosa, pois apesar de já ter conhecido meu orientador em Punta del Este num congresso que fui em novembro passado, eu ainda não tinha conversado muito com ele, só por email. Marcamos um encontro acadêmico dia 02/03 na sede do Dipartimento di Scienze dell'Educazione.
Mas o encontro não podia ser melhor. O professor Roberto  Cipriani é um senhor muito gentil e extremamente competente na minha área de estudos. Depois de explicar as minhas intenções de pesquisa, ele disse: "Vou ligar agora mesmo para um amigo que vai ter ajudar muito na sua pesquisa e que trabalha o mesmo que você". Este outro professor foi extremamente solicito e marcamos de nos encontrar semana que vem. Ele vai me indicar pessoas que possam me dar entrevistas, além de me dar dicas sobre os arquivos públicos e privados que possam ter dados de minha pesquisa.
Gente mais essa história não acaba por aqui! O melhor está por vir. Terminada nossa conversa acadêmica o professor Cipriani disse: "Você estaria interessada em fazer o mestrado em sociologia na Roma Tre? Eu disse: "Professor eu não tenho dinheiro para isso, nem que eu pegasse todas as minhas bolsas dava para pagar", snif, snif... Ai eu escuto a coisa mais legal dos últimos tempos. "Silvana, como você é bolsita estrangeira, você não pagará pelo mestrado, será gratuito", (adoooooro essa palavra em Roma) você pagará somente pela emissão de diploma, 34 euros". Gente, eu sou muito feliz, eu sou muito abençoada! (Olho gordo pra lá, kkk). 
Pois bem amigos, minhas aulas serão apenas nas sextas-feiras, e nesta sexta eu volto a sala de aula. Muito feliz! Eu vim para cá fazer um doutorado sanduíche e vou voltar com um mestrado em sociologia na Roma Tre, ehhhhhhh. 
Agora, vou ter que comprar dois cadernos aqui, um para o mestrado e outro para o doutorado, kk, e amigos possivelmente, eu estarei brevemente arrancando os cabelos para dá conta de tudo isso. Mas eu vou conseguir, não é a primeira vez que faço dois cursos ao mesmo tempo. 
Então estas foram as últimas novidades, e agora poderei fazer um post no futuro sobre universidade em Roma e mostrar para vocês como é que essas coisas funcionam por aqui.

Torçam por mim, pois estou doidinha com medo de voltar as aulas ainda mais em sociologia e ainda mais em italiano!

ciao.



Nenhum comentário:

Postar um comentário