sexta-feira, 2 de março de 2012

Riscoprire i luoghi.

Ciao a tutti
Este post também vem um pouquinho atrasado. Estes dias nos pegamos um ônibus para ver um curso de italiano para Guila e acabamos passando da fermata certa de descer e fomos parar novamente no bairro do Fórum. Descemos e começamos a andar novamente por este bairro procurando onde seria o ponto de ônibus para voltar para casa. Nesta busca tivemos novas revelações sobre o bairro do Fórum. Roma é assim, são tantas coisas para ver que se você voltar ao mesmo lugar algumas vezes verá sempre coisas novas. Foi isso que nos aconteceu. Na descida do ônibus no Campidoglio nós avistamos logo um prédio meio arredondado que descobrimos que chama-se Insula Romana. Vejam ele na foto:




Este prédio segundo os historiadores era o tipo de habitação existente na Roma Antiga e que abrigava a população pobre desta cidade. Este bloco de moradia do século 2º d. C.  é o único que restou desta época. Segundo o escritor satírico Maciel Juvenal, cerca de 200 pessoas moravam em condições desumanas nesta Insula. Este escritor chega a mencionar que tinha que subir mais de 200 degraus para chegar até seu quarto. Esta Insula pode ter tido mais andares, e quanto mais alto mais insalubre era viver neste lugar.
Como em Roma os principais monumentos são pertinhos um do outro, do outro lado da rua já ficava a Piazza del Campidoglio. Esta Piazza foi reprojetada por Michelangelo em 1546, mas só foi concluída no século XVI permanecendo original ao esboço dele. No centro da praça há uma cópia da estátua de Marco Aurélio, no seu final uma fonte e dos dois lados há os Museus Capitolinos: o Palazzo Nuovo e o Palazzo dei Conservatori. A entrada nos museus é paga e por isso, hahaha, nós não entramos. Mas só a Piazza já é linda demais eu mostro para vocês:





Olha a foto linda que Guilherme fez do céu na Piazza del Campidoglio:




No topo da Piazza del Campidoglio do lado esquerdo nós encontramos mais algumas belezas. Como a estátua que personifica Roma, ou seja, os gêmeos Rômulo e Remo e a Loba. Diz a lenda que o rei Alba Longa lançou  no rio Tibre seus sobrinhos Rômulo e Remo que foram salvos e amamentados por uma loba. Assim, em 753 a.C Rômulo fundou Roma. 




Neste mesmo lugar é possível ter uma vista panorâmica do Arco de Sétimo Severo e de grande parte do Fórum. Gente eu fui andando bem sem compromisso e quando prestei atenção lá estava esse Arco. Este arco triunfal foi erguido em 203 d.C para comemorar o décimo aniversário da ascensão de Sétimo Severo. Os painéis celebram as vitórias do imperador na Pátria (Irã e Iraque atualmente) e na Arábia. Ele é enorme, lindo, sem explicação vejam as fotos:






Detalhes do Arco de Sétimo Severo







E agora dois vídeos, um com detalhes do Arco de Sétimo Severo:



Depois de ver este Arco, nós subimos ainda a Scalinata dell'Aracoeli para ver a Chiesa Santa Maria in Aracoeli. Foram 142 degraus. Cheguei lá em cima tão cansada, mais tão cansada, que tive que sentar um tempinho nas escadas para me recuperar. A igreja é linda e data do século 6º, mas ela já estava para fechar e então a visita foi muito rápida. 


Olha eu aí tentando recuperar as energias, e olha que eu ainda nem tinha subido tudo:


Bem, de vez em quando é bom errar a fermata certa de descer do ônibus, tá aí a prova viva disso.


bjs a todos.



2 comentários:

  1. como é que pode uma cidade ser tão bonita? se essas colunas e paredes falassem... seria muito interessante. hehehe. com certeza, aquilo que vem sem esperarmos tem um gostinho melhor, né? vendo as fotos fico doido pra ir aí!!! quem sabe, né?!! beijo pra vcs.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Duda eu me pergunto todo dia isso, Roma é linda demais. Esses passeios inesperados são os melhores, com certeza. Estamos esperando você, bjs.

      Excluir