terça-feira, 20 de março de 2012

Imparare l'italiano



Ciao a tutti,
Ontem foi um dia muito feliz para mim e ainda mais para Guilherme. Finalmente nos matriculamos no Curso semi-intensivo de Italiano na Società Dante Alighieri. Depois de calcular todas as nossas rúpias (€) e organizar nossos gastos até o dia de voltarmos ao Brasil, decidimos ir ao Dante fazer a matrícula. 
Apesar de conseguir entender bem o italiano, eu ainda tenho alguma dificuldade na conversação e este curso me dará a oportunidade de conversar intensivamente em italiano. A questão é a seguinte: como moramos com um italiano que só fala português conosco e como os amigos que temos contato aqui, na maioria das vezes conversam conosco em espanhol, o nosso treino em italiano fica as vezes prejudicado. Então, resolvemos nos matricular neste curso porque passaremos um mês, de segunda a quinta, de 02/04 a 02/05 escutando e falando italiano, ehhh. Agora sim! Além disso, teremos a oportunidade de conhecer pessoas novas e fazer novas amizades. A Società Dante Alighieri é num lugar bem central em Roma. Fica perto do Pantheon e pegaremos apenas um ônibus para chegar no curso.
No ato da matrícula, informei a secretária do Dante que eu já havia feito o curso no Brasil e que desejava fazer uma prova de nivelamento. Na mesma hora a senhora me entregou a prova que foi corrigida em seguida. Poderei ir para o próximo nível se estudar melhor alguns verbos e fazer uma outra prova em seguida. Gente será que eu ando conjugando "nós fumos ao supermercado"? Kkkkk. Mas para aprender uma outra língua temos que falar, mesmo que esteja errado. Esse sempre foi meu obstáculo em aprender uma língua nova, eu me preocupava demais se estava falando certo, e apesar de várias pessoas me dizerem isso, eu só me convenci quando cheguei aqui, e vi o nosso amigo Roberto, que está aprendendo português, conjugando, as vezes, os verbos de forma errada, mas mesmo assim continuando a falar e feliz porque estava sendo entendido e corrigido por nós.
Guilherme está mais feliz do que eu porque poderá distribuir melhor o seu tempo entre o estudo da língua italiana e as pesquisas visuais que ele anda fazendo por aqui. 
Pois bem queridos amigos, se em outro post eu disse que iria ter que comprar dois cadernos, um para pesquisa de doutorado e outro para o mestrado em sociologia, agora vou ter que comprar um terceiro para o curso de línguas, ufa!
Aí de segunda a quinta Dante Alighieri, sexta mestrado e sábado e domingo pesquisa de doutorado. 
Quando nosso curso começar, faremos outro post que mostra o espaço do Dante que é lindo e a nossa turma de línguas. 




Deixo aqui o link da Società Dante Alighieri caso alguém queira mais informações sobre cursos de língua italiana em Roma. 


http://www.dantealighieri-roma.it/index.htm


Torçam por nós.

Nenhum comentário:

Postar um comentário