quarta-feira, 28 de março de 2012

Onde ver arte gratuitamente em Roma: Caravaggio


Ciao a tutti,

Quando a gente pensa em arte em Roma, nos vem logo a cabeça o Museu Vaticano e Capela Sistina, os Museus Capitolinos, Galeria Borghese e outras maravilhas. Mas se por acaso as entradas já estiverem esgotadas, ou se você não tem o dinheiro para paga-las, ou paciência para enfrentar filas quilométricas, saiba que você pode ver muitas obras de grandes artistas em Roma gratuitamente.
Mas como em Roma você tropeça em arte por todos os cantos, as vezes você pode ir a um lugar e nem perceber que nele pode por exemplo, ter um quadro de Caravaggio. Então, este post será um guia sobre onde ver gratuitamente os quadros deste pintor em Roma. 
Suas obras fazem parte do Barroco, estilo artístico que floresceu entre o final do século XVI e meados do século XVIII inicialmente na Itália. A característica principal de Caravaggio foi retratar os eventos bíblicos e seus personagens de forma mundana/ordinária usando como modelo, vendedores, pescadores, ambulantes, pedintes e prostitutas. 
Então depois dessa breve apresentação vamos ao mapa de Caravaggio gratuito em Roma. Comece pela igreja "San Luigi dei Francesi". 

Ela fica muito próxima a Piazza Navona e está aberta das 10 as 12:30 e das 15 as 19h. Para mais informações sobre  San Luigi dei Francesi acessem seu site.
Nesta Igreja vocês irão encontrar três quadros de Caravaggio. Eles estão na Capela Contarelli no número 9 da foto abaixo que representa o mapa desta igreja.

A princípio quem pintaria a Capela Contarelli seria Cavalier D'Arpino e Caravaggio seu aprendiz. Mas, D'Arpino estava muito ocupado e o cardeal Matteo Contarelli, repassou a Caravaggio a incumbência de retratar a vida de São Mateus. Pintados entre 1597 e 1602 estes três quadros contam o chamado, a inspiração e o martírio de São Mateus. Gente só vendo para crer! Eles são enormes e chamam atenção mesmo de longe. É de emocionar de tanta virtuosidade. Nesta primeira foto uma visão geral dos três quadros.

O Chamado de São Mateus
A Inspiração de São Mateus
O Martírio de São Mateus

Vamos a segunda igreja? "Sant'Agostino in Campo Marzio" fica ainda mais perto da Piazza Navona.



Então você pode fazer um roteiro que inclua  no mesmo dia esta Piazza, San Luigi dei Francesi e Sant'Agostino. O horário de visitação é de 8 a 12:30 e 16 as 18:30.


Você irá encontrar nesta igreja um quadro de Caravaggio indicado na foto abaixo pela seta vermelha.


O óleo sobre tela Madonna di Loreto também conhecido como Madonna dei Pellegrini foi pintando entre 1604-1606. Este quadro retrata Maria descalça com uma criança nua aparecendo a dois peregrinos.

Madonna di Loreto
 Detalhe: Madonna di Loreto
 Detalhe: Madonna di Loreto
 Detalhe: Madonna di Loreto


Os dois últimos quadros de Caravaggio que você pode ver gratuitamente em Roma, estão na igreja "Santa Maria del Popolo".


A igreja está aberta das 8 as 13:30 e das 16:30 as 19:15.



Os quadros podem ser localizados na Capela de número 12.


Pintados por volta de 1600 e 1601, Caravaggio retratou São Pedro e São Paulo nestes quadros. Eles estão na Capela Cerasi e não podem ser fotografados mesmo sem flash. Mas consegui as fotos no google e mostro a vocês.

Conversão de São Paulo a caminho de Damasco
Crucificação de São Pedro 
Uma dica final: levem moedinhas de 1 euro, pois tanto em San Luigi dei Francesi como em Sant'Agostino, você terá que inserir moedas numa caixa de metal para que o quadro seja iluminado. 
Estes são alguns dos quadros que podem ser vistos gratuitamente em Roma. Mas, se depois de ver estes você ficar com vontade de ver outros, veja a lista abaixo dos museus em que você pode encontrar quadros de Caravaggio em Roma. 
Até o próximo post da série "onde ver arte gratuitamente em Roma".

Musei Vaticani
Musei Capitolini 
Galleria Borghese
Palazzo Barberini
Galleria Doria Pamphilj
Galleria Corsini

4 comentários:

  1. menina parabéns pelo roteiro!e pelo blog, ta ótimo! continue!bjs

    ResponderExcluir
  2. sil, amei!!! que programa de liso bom danado esse!!! ô se o dinheiro desse... parabéns pela lindeza que tá esse blog e pela forma como estão aproveitando essa experiência!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Flora, é bom demais essas coisas em Roma. Vem ver a gente aqui, você ia adorar. bjs

      Excluir