sábado, 10 de março de 2012

Piazza Navona – un angolo del brasile



Uma das mais importantes e celebradas das piazzas de Roma, também é o espaço mais brasileiro na caput mundi. 




A Piazza Navona é considerada uma das mais belas praças barrocas do mundo e está localizada sobre as ruínas do estádio de Domiciano (para os italianos Campomarzio), que fora um espaço de atividades atléticas que poderia receber até 20 mil expectadores. Inicialmente o espaço chamava-se “Circo Agonístico” – do grego agonia, ou seja, exercício, luta, combate – e, atualmente, Navona, que significa, em italiano, grande navio. As casas que foram construídas com o passar do tempo nos seus arredores mantiveram o formato original do “Circo Agonístico”, sendo suas bases erguidas sobre as bancadas do antigo estádio. 




A Navona tornou-se Piazza (praça) somente no final do século XV, quando o mercado de Roma foi transferido do Capitólio para suas dependências. Pela vontade do Papa Inocêncio X – da família Pamphili – foi remodelada para o formato monumental, sofrendo intervenções de Bernini (Fontana de Quattro Fiumi), Borromini e Girolamo Gainaldi (Chiesa Sant’Agnese in Agone) e de Pietro de Cortona (que pintou a galeria no Palácio Pamphili), tornando-se motivo de orgulho para os romanos no período barroco. Na piazza localiza-se, também, o Palácio Pamphili, antigo palácio do Papa Inocêncio X, e agora propriedade do Governo brasileiro, que abriga a sua Embaixada neste prédio desde 1920. 




Ainda, a Navona dispõe de outras duas fontanas de autoria de Giacomo dela Porta nas partes norte e sul. Embora o mercado tenha sido transferido para o Campo de’ Fiori em 1869, a piazza mantem sua importância para os romanos, servindo de palco para espetáculos de teatro e corridas de cavalo, além de receber milhares de turistas diariamente que vem apreciar sua arquitetura e suas belíssimas fontanas. 



Abaixo seguem algumas fotos para todos apreciarem.








E para finalizar, também se pode ouvir alguns lampejos de música brasileira por aqui. Flagramos este saxofonista italiano mandando "Garota de Ipanema" com traços europeus.


Abraços para todos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário