segunda-feira, 26 de março de 2012

Série Igrejas de Roma: Basilica di Sant'Agostino

Ciao

No post anterior da "Série Igrejas de Roma" eu havia dito que as igrejas são ótimos lugares para ter acesso de forma gratuita as obras de arte de grandes artistas. Então se você gosta de arte como eu seja bem vindo a Basilica di Sant'Agostino. Ela foi construída por volta de 1498 e foi dedicada a Santo Agostinho de Hipona, teólogo e filósoso da Igreja Católica.
Esta basilica menor, fica muito perto da Piazza Navona, então quando você for conhecer esta linda Piazza, não deixe de fazer uma visita a esta basilica, você não irá se arrepender. Confesso a vocês que eu fui a Sant'Agostino com um intuito bem específico: ver de perto o quadro a "Madonna di Loreto" de Caravaggio. Mas quando eu cheguei lá me surpreendi com tantas outras belezas que me fez inclui-la na série. Em breve farei também um post sobre onde ver gratuitamente Caravaggio, Rafael e Michelangelo em Roma. Aguardem!
O mapa abaixo mostra a distância da Basilica di Sant'Agostino (A) e a Piazza Navona (B). São apenas cinco minutos a pé.


O primeiro motivo para visita-la é que esta basilica foi uma das primeiras a serem construídas durante o Renascimento. A fachada foi inspirada na Chiesa di Santa Maria di Firenze e o desenho é de Leon Battista Alberti com a execução de Jacopo Da Pietrasanta, que usou travertino retirado do Colosseo para construir a fachada.

Basilica di Sant'Agostino
Chiesa di Santa Maria di Firenze


O interior da basilica tem três naves, dez capelas laterais, um transepto e abside com mais quatro capelas. Em resumo, a basilica é bem grande e cheia de lindos detalhes. 
Começemos pelo altar principal que é uma obra de 1627 de Bernini. Ele está decorado com um ícone da Virgem que foi trazido da Hagia Sofia em Constantinopla.

O afresco do corredor central é de autoria do pintor romano Pietro Gagliardi que trabalhou nesta obra de 1854 a 1868.


















Numa das colunas do corredor central, há, nada mais nada menos (que eu não vi porque nem sabia que existia), um afresco de Rafael de 1512 que retrata o profeta Isaías. Mas para você não se confundir diante de tantos afrescos vejam a foto de Bruno Brunelli.
Mas, esta coluna não é famosa só por causa de Rafael. Nela há também a escultura "Madonna col Bambino e sant'Anna" de Andrea Sansovino esculpida entre 1510 e 1512. Vejam os detalhes da escultura nas imagens abaixo:

Do lado esquerdo do altar central fica a Capela de Santa Mônica mãe de Sant'Agostino. Ela morreu em Ostia em 12 de novembro de 387. O seu corpo foi transladado para cá pelo Papa Martino V em 1430.

     
                                                        
Esta capela é ladeadas de quadros e o afresco do teto é de Giovan Battista Ricci da Novara. Este afresco retrata o nascimento e batismo de Sant'Agostino, a Regra deste, e a devoção a "Madonna della Cintura" explicado por Santa Mônica.




Na Capela de Sant'Agostino, há outro importante quadro. Chamado "S. Agostino tra S. Giovanni Battista e S. Paolo primo eremita" esta obra é do pintor barroco Guercino.



Mas, apesar de tantas obras de arte, esta igreja é constantemente visitada por que nela há um Caravaggio pintado entre 1604 e 1606. Nascido em Milão, com o nome Michelangelo Merisi, ele adotou o nome artístico Caravaggio em homenagem a aldeia natal de sua família. Sua principal característica artística foi retratar o aspecto sacral/extraordinário dos eventos bíblicos e de seus personagens, de forma mundana/ordinária, no qual seus modelos eram pessoas comuns como vendedores, pescadores, ambulantes, pedintes e prostitutas. Por estas características, alguns estudiosos de sua sua obra afirmam que Caravaggio talvez tenha sido um dos primeiros artistas a conciliar e fazer de sua arte um exemplo do "ministério de Jesus" que aconteceu justamente entre gente humilde, pescadores, lavradores e prostitutas. Estes modelos e seus quadros são extremamente reais e não idealizados, marcados por efeitos de iluminação decorrentes de um jogo entre chiaroescuro/claro-escuro, que causam um impacto no observador.
Contudo, essa maneira de retratar temas tão caros ao catolicismo lhe causou sérios problemas com a igreja católica que considerava seus quadros mundanos e escandalosos demais. 
O óleo sobre tela "Madonna di Loreto" também conhecida como "Madonna del Pellegrini" na Basilica di Sant'Agostino obedece também a estas características. Neste, vemos a aparição de Maria descalça com uma criança nua a camponeses em uma peregrinação. 
Este é o quarto quadro que vejo de Caravaggio em Roma, e em todas as vezes eu não deixei de me impressionar com o realismo e a luminosidade destes. Apesar do balanço entre o claro/escuro, seus quadros, mesmo nas penumbras das igrejas, não passam desapercebidos, eles brilham em pontos específicos que mesmo estando distante chamam atenção.
A "Madonna di Loreto" é de uma beleza, de um realismo tão cru, que fico sem palavras, então deixo com vocês algumas fotos e um vídeo que mostra detalhes mais específicos deste óleo sobre tela.

No nosso canal do youtube tem vários vídeos desta basilica que não inseri aqui porque o post ficaria muito grande. Espero que vocês tenham gostado desta linda basilica. Arriverdeci e até o próximo post da série.

2 comentários:

  1. Adorei as dicas, em abril estarei vendo essas maravilhas, e Deus quer!

    ResponderExcluir
  2. Adorei as dicas, em abril estarei vendo essas maravilhas, e Deus quer!

    ResponderExcluir