segunda-feira, 5 de março de 2012

Série Igrejas de Roma: Chiesa Santa Maria Sopra Minerva



Ciao a tutti,

Este será o primeiro post de uma série que decidi escrever  - a "Série "Igrejas de Roma". Depois de visitar algumas, senti a necessidade de escrever sobre elas, então por isto esta série surgiu. Então, os posts enfocarão um pouco da história destas igrejas mas principalmente informações sobre obras de arte (pinturas, esculturas, mosaicos, afrescos, etc) que existem nelas. Então se você gosta de arte, com certeza você deve incluir algumas igrejas no seu roteiro, já que estas abrigam obras de artistas importantes que podem ser vistas gratuitamente.
Pesquisando descobri que existem cerca de 145 igrejas em Roma. Nem que eu visitasse uma por dia daria tempo de ver todas, já que, a partir de hoje, eu só tenho mais 127 dias em Roma. Então, diante de tantas igrejas, cada uma com sua beleza, talvez fique difícil fazer um top cinque! Talvez eu tenha que fazer um top dieci!
A que eu apresento hoje, não é a mais famosa como a Basilica di San Pietro, nem uma das mais visitadas como Santa Maria Maggiore, mas é aquela dentre algumas que visitei, que me deu maior sensação de paz: a Chiesa Santa Maria Sopra Minerva. Ela situa-se na Piazza della Minerva e é aberta de 7h - 19h de segunda a sábado e de 8 - 13h/16h - 19h no domingo. Abaixo o mapa de localização da igreja. 

Exibir mapa ampliado

Em 1280 o Papa Nicolau III mandou construir do zero a única igreja gótica de Roma. Provavelmente esta igreja tenha sido desenhada pelos freis domicianos Sisto Fiorentino e  Ristoro da Campi. Desde 1566 Sopra Minerva é considerada uma basílica menor. Ela foi erigida sobre antigas ruínas do Templo de Minerva. Filha de Júpiter, Minerva é a deusa romana das artes e sabedoria e por isso esta igreja ganhou este nome.
Estátua de Minerva

Talvez por isso que no centro da Piazza della Minerva, esteja  a estátua de um grande elefante, símbolo do intelecto e da sabedoria. Este elefante esculpido por Ercole Ferrata, segundo desenho de Bernini, ganhou em 1667 um obelisco que foi encontrado no jardim do mosteiro desta igreja. 



















Pessoal, eu adoro elefantes, e quando vi esse, eu fiquei tão feliz, mais tão feliz, que não parava de sorrir olhando a carinha dele. Vejam abaixo o vídeo da Piazza della Minerva e do elefante mais lindo de toda Roma!


Mas o melhor ainda estava por vir. Quando eu entrei na Igreja eu fiquei impressionada com sua beleza. Ela é tão aconchegante e iluminada! Esta luz vem dos vários vitrais que estão dispostos por toda igreja. Quando a luz toca o chão em determinados pontos, é possível "tomar um banho" de luz, um banho das cores do arco-íris. E para completar todo o  teto da igreja é azul, um azul lindo, calmante. Vejam no vídeo abaixo um dos vitrais e o azul do teto da igreja.


Mais um vitral da igreja  e  um vídeo para vocês apreciarem,






Mas esta Chiesa, não é somente lembrada pelo o elefante em sua praça, seus belos vitrais e por ser a única chiesa no estilo gótico em Roma. Dentro dela há ainda outra obra de arte, e diga-se de passagem que obra de arte! No lado esquerdo do coro está a famosa escultura "Ascensão de Cristo" de Michelangelo. Esta escultura foi iniciada por Michelangelo e concluída em 1521 por Raffaele da Montelupo. Esta escultura mostra Jesus em pé, nu e sem feridas. O pano que o cobre foi uma adição tardia, dado que o Cristo nu deve ter incomodado as autoridades eclesiásticas. 


Além desta escultura, há ainda inúmeros quadros e capelas cada uma mais bela que a outra. Mas a sua importância não acaba por aqui. Nesta igreja estão os túmulos do humanista Pietro Bembo, do escultor veneziano Andrea Bregno, dos Papas Leão 10º e Clemente 7º, e do beato e grande pintor Fra   Angelico. 
Túmulo de Fra Angelico


Para quem não lembra de suas belas pinturas, abaixo um dos  quadros mais famosos de Fra Angelico -  "Anunciação".

Fra Angelico (1430)

Repousa ainda sobre a Chiesa di Santa Maria Sopra Minerva, a Santa Catarina di Siena, padroeira da Itália e da Europa que morou numa casa perto desta igreja. Sua sepultura se encontra debaixo do altar mor.


Bem, sei que este post não representa a totalidade do que se pode ver nesta igreja, por isso convido a todos que vierem a Roma a inclui-la no seu roteiro de viagem. Ela é muito bonita e para quem gosta das escolas artísticas, esta igreja dá uma boa idéia do estilo gótico.
Quem quiser mais informação o site da Chiesa Santa Maria Sopra Minerva é este (http://www.basilicaminerva.it/home.htm). 

Deixo com você o 360º desta linda Chiesa.
ciao

Rome tour provided by Panoramic Earth. All rights reserved.

3 comentários:

  1. Estive aí hehehe! Tão bom rever lugares visitados! Há outras duas igrejas q adorei: uma delas é a San Pietro In Vincoli, onde estão a estátua de Moisés, de Michelângelo e as correntes que supostamente aprisionaram São Pedro. A outra é a Basílica de San Giovanni in Laterano, considerada a mãe de todas as igrejas do mundo. De lá, vale a pena pegar um ônibus pra Via Appia Antica e visitar uns santuários, se quiser... mas o mais impressionante é uma igrejinha que fica nessa Via, onde dizem que Jesus Cristo fez uma aparição, certa vez. A energia é algo de não se duvidar hehehe. Beijos, estou amando o blog cada dia mais!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. karol, obrigada pelos comentários. Esta igreja é linda! Em breve irei conhecer outras, e a Basilica di San Giovani Laterano já está na minha lista. Quero ir também na San Pietro in Vincoli. bjs

      Excluir
  2. olá...adorei seus comentários. Sou apixonado por música sacra, canto gregoriano e órgãos de tubos. Gostaria de saber se você, pelas suas andanças por Roma, fez alguma análise baseando-se no quesito música também.

    ResponderExcluir