terça-feira, 24 de abril de 2012

Tate Modern: arte moderna em Londres



A Tate Modern já se transformou num dos símbolos de Londres. Este museu localizado as margens do rio Tâmisa, abriga um vasto acervo de arte moderna. Lá você terá oportunidade de ver obras de Picasso, Monet, Salvador Dalí, Joan Miró, Franz Picabia, Francis Bacon, Joseph Beuys, Andy Warhol, Lichtenstein, Paul Klee, David Hockney, ufa, e tantos outros. É simplesmente uma viagem a arte moderna e seus principais expoentes. 
TATE, é um grupo de museus com sedes variadas, dividas entre Tate Modern, Tate Liverpool, Tate Britain, Tate St Ives.
A Tate Modern foi inaugurada 2000 no distrito de Southwark  numa  antiga usina elétrica que foi desativada em 1981 e desde a sua inauguração ela também realiza mostras temporárias de arte moderna e contemporânea. Na nossa visita a Tate estava acontecendo uma mostra temporária de arte contemporânea do artista britânico Damien Hirst.
Para irmos a Tate Modern pegamos a linha de metrô District e Circle Line e descemos em Mansion House, o que foi muito gratificante, pois a Tate ficava do outro lado do rio Tâmisa e nos tivemos a maravilhosa oportunidade de atravessa-lo pela ponte Millennium. 


Da ponte Millennium você poderá ver a Catedral de St Paul, o Tate Modern, Tower Bridge, e outras pontes sobre rio Tâmisa. Na nossa travessia tivemos a oportunidade de ver um dirigível no céu londrino. 
A Tate Modern tem sete andares. No primeiro piso fica a livraria, no segundo o café, no terceiro e quinto andares as galerias com acervos permanentes, no quarto exposições temporárias, no sexto espaço para membros e no sétimo o restaurante.
O acervo da Tate não é divido por época ou autores e sim por temáticas, são elas: "Poetry and Dream", "Energy and Process", "State of Flux". Então vamos dá uma volta na Tate Modern!? No 3º está os acervo da temática "Poetry and Dream". São 70 obras entre pinturas e esculturas que abordam o surrealismo, inconsciente e sonhos.
Nas salas do "Poetry and Dream" nós vimos algumas obras como:

"The Uncertainty of the Poet" Giorgio de Chirico
"The Fig-Leaf" Francis Picabia
"Untitled" Joseph Beuys
"Metamorphosis of Narcissus" Salvador Dalí

Além destes artistas acima, você poderá ver também, Max Ernst, Alberto Giacometti, Francis Bacon, Louise Bourgeois, entre outros.
No nível 5 da Tate, ficam as obras incluídas nas temáticas "States of Flux" e "Energy and Process".


A "State of Flux reúne obras do século XX que fazem parte do futurismo, cubismo, vorticismo, Op Art, Pop Art e impressionismo.

"Whaam!" Roy Lichtenstein
"Self Portrait" Andy Warhol
"Tea Painting in an illusionistic Style" David Hockney
"Nude in the Bath" Pierre Bonnard
"Water- Lilies" Monet
"Portrait of a Girl" Modigliani
"Lake Starnberg" Kandinsky
"Sun, Church in Zeeland" Modrian
Ainda no quinto andar estão as obras reunidas em torno da temática "Energy and Process", que trata da transformação utilizando materiais do cotidiano, industriais ou orgânicos. Você encontrará expoentes da Arte Povera, Pós-minimalismo, audiovisual, fotografia e intalação.
"Staircase-III" Do Ho Suh
"Smal White Pebble Circles" Richard Long
"Homage to Fontana II" Nelson Leiner
"Spatial Concept 'Waiting'" Lucio Fontana
"Venus of the Rags" Michelangelo Pistoletto
Depois desse passeio bem diversificado pela arte moderna, não deixe de visitar a livraria e o último andar da Tate que tem um restaurante no qual você poderá ver Londres de cima. 
Arriverdeci e até o próximo post.

Maiores informações:
Endereço: Bankside, London, Greater London SE1 9TG, United Kingdom.
Horário: Domingo a quinta das 10h00 as 18h00, Sexta e sábado das 10h00 as 22h00
Metrô: District Line, Circle Line (desce em Mansion House), Jubilee (desce em Southwark) Central (desce em St. Paul)
Entrada: Gratuita para acervo, paga para exposições temporárias.
OBS: Pode tirar fotos.
Telefone: Call +44 (0)20 7887 8888
Email: visiting.modern@tate.org.uk

Nenhum comentário:

Postar um comentário