terça-feira, 14 de fevereiro de 2012

Fontana degli innamorati.



Ciao amici,


Este post vai ser uma continuação do anterior, já que os acontecimentos que seguem (kkk, olha o suspense) ocorreram no nosso passeio de ontem. Adivinha quem eu conheci ontem? ahahhahaha, um ponto turístico clássico de Roma, pela pista da foto abaixo vocês já devem saber.


Isso mesmo amigos cinéfilos, a Fontana di Trevi. Depois que saímos do bairro do Fórum e vimos o Coliseu e o Arco de Constantino, decidimos continuar nosso passeio pelas ruelas de Roma com intuito de procurar um lugar para almoçar. Andamos, andamos,  e sentamos nas imensas escadarias do Palazzo della Esposizioni para saber onde estávamos, pegamos o mapa e Guila localizou mais ou menos onde era a Fontana di Trevi. No meio do caminho perguntei a uma moça onde era a Fontana e ela disse que estava indo para lá e que podíamos acompanha-la. As ruas começaram a ficar cada vez mais estreitas e tcham tcham tcham, eis que surge entre tre vie (três ruas), a Fontana di Trevi. A primeira coisa que vi foram centenas de cabeças, sim amigos, a Fontana como sempre estava lotada, era o maior empurra empurra para conseguir tirar uma foto no melhor ângulo e eu como sou pequeninha, e isso nestes momentos é uma grande vantagem, passei logo no meio do povão e fiquei só admirando. 
Gente, Roma é conhecida por suas fontanas, são tantas, mais tantas que estou pensando em fazer um post e atualiza-lo sempre. Mas a Fontana di Trevi é a maior e mais ambiciosa de todas, ela mede cerca de 26m de altura e 20 de largura e foi construída em 1732 por Nicola Salvi, no lugar que é considerado o final do arqueduto Acqua Vergine contruído por Agripa em 19 a.C.
Existem muitas histórias e lendas sobre a Fontana di Trevi. Dizem que a namorada cujo o amado vai servir no exército ou viajar a trabalho, e ela quer  prender este homem (tipo aquela simpatia de dar um cinto de presente no dia dos namorados) ela deve dar ao amado um copo com a água da fonte e depois quebrar o copo garantindo assim o amor eterno. Como esta simpatia é muito teatral e até um pouco perigosa, há a opção de beber a água da Fontatina degli Innamorati (fontezinha dos apaixonados) que está do lado direito da Fonte maior, o intuito deste ritual é a fidelidade dos enamorados por toda vida. Gente, isso é que dá não ler antes de visitar esses lugares, eu nem quebrei o copo, nem bebi da água, kkkkk. Mas eu fiz a terceira simpatia que é a mais comum de todas: jogar uma moeda de costas para Fontana di Trevi para que você volte outra vez a  Roma. E fiz mais, pedi para voltar 1000 vezes, kkk. Olha eu aí embaixo jogando minha moedinha.




Guila, mais vez me deixou sozinha pagando mico e não fez nenhum vídeo tirou apenas a foto jogando a moedinha. Olha ele aí.

Agora mostro a vocês algumas fotinhas dessa belezura: 







Em resumo o lugar é lindo e super romântico, e amigas ciumentas quando vierem a Roma não esqueçam de beber da fonte ou quebrar um copo, kkk. Mas antes de terminar este post tem uma pergunta que não quer calar! Para onde vão as milhares de rúpias (moedinhas de euros, real, dollar, etc e tal) que são jogadas diariamente nas fontes? Ra-rá eu fui atrás de saber. Pesquisando num blog muito legal de uma brasileira que mora em Roma chamado Dentro da Bota vi que as moedas são doadas para Caritas, reescrevo o que tem no blog:

"Todos os dias, pela manhã, é realizada a limpeza e manutenção da Fonte. Neste processo as moedinhas vão parar em um saco e depois todo este material é doado à Caritas (a Caritas é uma organização da Igreja católica). Segundo "il Giornale" a media é de 50 quilos de moedas por dia (+ ou - 1500 €), por ano este valor chega a 700 mil euros. As moedas estrangeiras sao acumuladas e depois trocadas."
(http://dentrodabota.blogspot.com/2010/04/fontana-di-trevi-e-suas-moedinhas.html)

Genteeee, é muita moeda não é? Pois bem vou ficando por aqui e quando vierem a Roma a Fontana di Trevi deve ser parada obrigatória, não só bela beleza de sua construção, mas por esta áurea romântica que existe ao redor dela. Preparem as moedinhas e para aquelas que querem a fidelidade por toda vida bebam a água e quebrem o copo, kkk. Acho que vou voltar lá também para fazer isso! ahahaha.

Tem mais fotos no flick.

4 comentários:

  1. Ai, meu lugar preferido! Voltamos todos os dias na Fontana enquanto estávamos em Roma... como nosso hotel era longe (Pineta Palace, no bairro de Monte Mario, relativamente perto do Vaticano), a gente ia na hora q dava e muitas vezes fomos antes ou depois de jantar, à noite... não deixem de ir à noite tb, tão romântico! Na volta a Roma, ficamos num outro hotelzinho bem aconchegante, a uma quadra da Fontana, de tanto q eu gostei e o marido quis agradar (a toda hora tava eu lá, olhando a bendita fonte hehehe)! E, amarrada, ainda joguei uma moeda polonesa lá, q vale menos q o real... q os deuses não me castiguem, agora q sei q elas vão pra caridade!!!!Quando voltarem lá, procurem Il Gelato de San Crispino, na Via della Panetteria (bem pertinho da Fontana)... é só uma portinha com o melhor sorvete de Roma, não tenham dúvidas (turista não conhece, isso é sorveteria de "local")! Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oiiii, Karol, a Fontana di Trevi é linda demais, né. Depois vou voltar lá com calma e procurar Il Gelato de San Crispino, mas deixa o frio passar porque só de pensar em tomar um sorvete agora me dá um calafrio, ahahaha. Mas tá começando a esquentar. bjs valeu a dica.

      Excluir
  2. Sil to adorando o blog, parece quw a gente viaja junto com vcs, por favor continuem fazendo esses post e pequenos videos. Uma sugestão de pauta é mostrar também por onde vcs comem e bebem.beijos,Mi

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu Mi. Que bom que está gostando. Pois é como ainda estamos no hotel todos os dias tivemos que comer na rua, mas sempre esqueço de fazer um post sobre isso. Basicamente a gente comeu no bairro do hotel, o Termini. Então acho que vou fazer um post de dicas sobre o Termini (comida, fotocopia, roupas, ônibus, Tabacchi, etc. ) bjs

      Excluir