quarta-feira, 1 de fevereiro de 2012

Ainda sobre Permesso di Soggiorno

Povo do meu Brasil, 
Eu já estou meio tantã daqui do Brasil com o tal Permesso di Soggiorno! Esse documento tá me tirando o sono, porque? Porque só de pensar na burocracia, nas rúpias jogadas ao vento, e na falta de informação ou informação confusa sobre este Permesso me faz tomar um monte de café e fumar sei lá quantos cigarros, resultado: noites mal dormidas.
Vejam meus amigos eu tenho motivos fortes para me preocupar, kkk, é sério, se eu não fizer este troço até o 8º dia de chegada em Roma, dizem que - e a aqui começam as fábulas e informações truncadas - os Carabineri (poliça galera) podem me pegar e mandar para um albergue de imigrantes ilegais, que eu posso pagar sei lá quantas rúpias de multa, que não poderei sair da Itália a passeio, e até que o bicho papão pode me levar para dá uma volta aqui em Recife, kkk.
Mais, como eu já disse no post anterior meu medo mesmo é desse Permesso atrasar e demorar para minha bolsa ser depositada e eu ter que tocar pandeiro dia e noite com Guila tendo que passar o chapéu no Coliseu, gente tá muito frio para ser artista de rua em Roma.
Mais eu tenho uma boa notícia: kkk, acabei de ler no site Agora Notícias que o Permesso teve reajuste (para mais claro), aiiiiii, e lá se vão 142, 00 euros para dar entrada no Permesso.
Certo agora a boa notícia: um amigo do doutorado que esteve na mesma situação que eu, me disse que para da entrada no Permesso na Posta Italiana (Correios), eu não preciso enviar o comprovante de residência (isto aqui é outra dor de cabeça que quando eu melhorar dessa de agora conto), nem comprovante de matrícula na Roma Tre, ufa menos burocracia! Estes documentos terei que entregar só na Questura (Poliça) quando eu for fazer a entrevista, colher impressão digital e sei mais lá o que.
Então em resumo para dar entrada no Permesso di Soggiorno per Motivi di Studio terei que ter: 

Formulário de requerimento;
Passaporte com um fotocópia de todas as páginas;
4 fotografias no formato tessera (?) - Vou descobrir ainda onde tirar.
Contrasegno telematico ou marca de bollo
  
Menos mal, ainda bem. As vezes penso que vai ser mais fácil do que imagino e que na verdade estas noites de sono perdidas vão ser lembradas com risos, e que tudo isso não passa de ansiedade de marinheiros de primeira viagem. bjs

Atualizando amigos eu preciso sim de ao menos o endereço de onde vou morar, porque é pra lá que será enviada a carta para que eu possa me apresentar na Questura com todos os documentos. aiaiaiaiai.

Nenhum comentário:

Postar um comentário