sábado, 25 de fevereiro de 2012

Il luogo della bellezza: Il Pantheon.


Ciao a tutti,
Este post vem meio atrasado, mas o que vale é compartilhar com vocês nossa visita a um dos mais belos cenários de Roma - 0 Pantheon. No dia 20/02 saímos para conhecer a loja que vende materiais de pintura chamada Ditta G. Poggi, que Guilherme descobriu pesquisando na net. Como não tiramos fotos, eu deixo aqui o link que fala dessa loja que é uma perdição para quem trabalha com artes plásticas: (http://www.mochilabinaria.com.br/materiais-para-arte-e-pintura-em-roma/). Só que cari amici, não foi muito fácil chegar a essa loja não! Eu tive que gastar todo o meu italiano perguntado onde seria esta Ditta G. Poggi. A  loja fica numa esquina, de fora você não dá nada por ela, por dentro ela é tão colorida, tão cheia de pincéis, lápis, tintas, papéis de todos os tamanhos e texturas que você não quer mais sair de lá. No fim Guila comprou algumas canetas e um bloco de papel que cabia no nosso bolso furado (€).
Pronto, agora podíamos andar despreocupados com a hora. Seguimos por algumas ruas e finalmente chegamos a Piazza della Rotonda onde fica o Pantheon. Esta Piazza tem uma fonte e em frente a esta fica o Pantheon. Das muitas coisas  belas que já vi por aqui, sem dúvida o Pantheon estará nos primeiros lugares. Ele data de 118-25 d.C. e foi construído pelo imperador Adriano para substituir o antigo templo que Marco Agripa construiu em 27 a.C. e que foi destruído por um incêndio. É ernorme, e o frontão triangular é sustentando por 16 colunas de granito rosa e cinza. O seu interior é todo recoberto de mármore e o chão é de granito vermelho e amarelo. A sua cúpula mede 43, 3 m e no centro há o óculo  (orifício) com 8,3 m de diâmetro que permite a entrada da luz, chuva e neve. O templo em sua origem foi dedicado a todos os deuses e em 608 o Imperador Bizantino Focas doou o Pantheon ao papa Bonifácio IV que o consagrou em 609 como a Basilica di Santa Maria ad Martyres. Vejam aqui o site do Patheon (http://www.pantheonroma.com/it/home.html). Então além de uma obra de arte e de engenharia o Pantheon é uma igreja, portanto, é recomendável trajes adequados e silêncio. Nos vídeos e fotos abaixo o Pantheon e a Fontana di Piazza della Rotonda.  









Como estava chovendo podemos ver a água da chuva entrado pelo óculo e molhando o chão de mármore que ficou ainda mais brilhoso. Gente eu fico pensando se tivéssemos tido a oportunidade de ver a neve cair pelo óculo, aiiii, ia ser lindo demais! Quem sabe no futuro! Olha aí o tão falado óculo em foto e vídeo:



A atmosfera do Pantheon é tão misteriosa, o espaço é tão grande e sereno que nem mesmo centenas de turistas barulhentos retiram dele essa aura de beleza, história e longevidade. Eu pensava: estava pisando numa das construções humanas mais antigas que eu já havia pisado e imaginava quantas pessoas, ao longo dos séculos, haviam por ali passado. Vejam o vídeo abaixo da parte interna do Pantheon:


Mas o Pantheon não é apenas uma Igreja e espetáculo arquitetônico e artístico. No início do Renascimento ele passou a ser também última morada de personalidades ilustres como o rapaz da foto abaixo. Vocês sabem quem é ele? 

                                                                                                                                          Auto-retrato (1506) - Rafael Sanzio
Rafael, ele mesmo, o grande mestre da pintura e arquitetura da escola de Florença, que junto com Michelangelo e Leonardo da Vinci formam a tríade dos grandes mestres do Renascimento. Gente esse homem só podia ser mesmo enterrado no Pantheon, concordam comigo?! Quer lugar mais belo poderia receber um dos artistas mais virtuosos se não o Pantheon? Seu túmulo repousa sob a Madona di Lorenzetto e no seu epitáfio foi colocado uma frase do poeta Pietro Bembo que diz: "Aqui jaz Rafael, pelo qual a natureza temeu ser ultrapassada enquanto vivia, mas agora que ele se foi, teme morrer". Vejam abaixo o vídeo que Guilherme fez:





Mas não é só Rafael que descansa no Pantheon. Por lá também estão enterrados os pintores Annibale Carracci e Baldassare Peruzzi. Entre reis e rainhas italianos descasam também no Pantheon, Humberto I, Vítor Emanuel II e Margarida de Saboia.
Para finalizar eu tenho só mais uma coisinha a dizer: a visitação ao Pantheon é gratuita, então fica melhor ainda, não é?
bracci e a presto.


Nenhum comentário:

Postar um comentário