terça-feira, 21 de fevereiro de 2012

Carnevale a Roma.

Ciao amici festeiros do Brasil,

Sabato di carnevale a Roma, saudades do carnaval do Recife, e uma vontade grande de fazer alguma coisa por nós, decidimos dar uma voltinha em Roma para ver se esse povo Romano é chegado a des-ordem carnavalesca. O ponto final do nosso destino era a Piazza del Popolo, onde estava acontecendo várias manifestações culturais que pescamos no site oficial do carnevale romano (http://www.carnevale.roma.it/). Na primeira olhada no site eu fiquei logo empolgada e disse: esses romanos sabem se divertir! o carnaval deles começa em 11 e acaba em 21 de fevereiro, ecco! Destino traçado, fomos de metro até a parada do Colosseo e saímos andando até a Piazza del Popolo. Olha aí embaixo nosso trajeto a pé:



Sem destino rígido como sempre, (o que é sempre muito gratificante), nós tínhamos que chegar em umas das tre vie (três vias: Via di Ripetta, Via del Corso, Via del Babuino) que levam diretamente a Piazza del Popolo. Mas, comprovamos o ditado que "o caminho é que importa, não o seu fim". Pois bem, cari amici,  fomos parar na Via del Corso. Esta via no século XV serviu de pista de corrida de cavalos sem cavaleiros chamado "corsa dei barberi", por isso a via passou a se chamar del Corso. Ela é estreita, mas tem sentido duplo, e em toda sua extensão é apinhada de lojas de roupas (ai que loucura!). A Via del Corso, estava lotada, não cabia mais nem um parafuso, afinal era carnaval e carnaval tem que ter muvuca. Desviando das pessoas e charetes, começamos a escutar ao longe quem, quem? a música "Perfídia" do mexicano Alberto Domínguez que já foi gravada por Alçeu Valença, Altamiro Carrilho, Altemar Dutra, Trio Irakitan, Nat King Cole e etc e etc. Aceleramos o passo e na calçada mais a frente estava Tudor um senhor que toca acordeon, acompanhado por um violonista e um contra-baixista. De Perfídia eles passaram para música "Libertango" de Astor Piazzola. Compramos o Cd de Tudor e continuamos na Via del Corso.


Depois de alguns minutinhos escutamos outro som vindo de longe. Eu comecei a achar que já conhecia aquela melodia e quando cheguei perto tive certeza que era o sexteto romano chamado "Funkallisto", que Marcelo e Yuska já tinham nos apresentado. Este sexteto toca música instrumental e nasceu em 2004 no bairro boêmio de Trastevere. Ficamos ali escutando por alguns minutos e acabamos comprando também o novo Cd deles chamado "Soul Ragù". Quem quiser conhecer mais as músicas do Funkallisto pode acessar o site (http://www.funkallisto.net/it/sito-funkallisto9.swf) Abaixo uma provinha da música deles para vocês. 


Gente, abre  parênteses, até o dado momento nós não tínhamos bebido nenhuma cerveja de carnaval, e pelo "andar da carruagem" (kkk) parecia que isso não ia acontecer. O negócio era andar, andar, e ver algumas crianças fantasiadas  e ter estas lindas surpresas no percurso. Só que cari amici, não foi só o percurso que foi importante, mas a chegada foi demais da conta, sô! Pois então, eis que surge a tão esperada Piazza del Popolo. Esta Piazza apesar de bela foi palco de execuções públicas no século 18 e 19 como parte da celebração de carnaval (Bizarro demais, eu podia ter ido dormir sem saber de uma dessas!). Mas pessoal, guardadas as informações "sangrentas" eu não tenho outra coisa se não dizer que esta Piazza é um boccato di cardinale!* Nós ficamos tão extasiados que acabamos não fazendo um vídeo de 360º pra vocês. Esta Piazza é uma grande área oval pavimentada, onde fica a Chiesa di Santa Maria del Popolo, igreja  renascentista que foi encomendada em 1472 pelo papa Sisto IV, a Chiesa Santa Maria in Montesanto e a Chiesa Santa Maria dei Miracoli. Nesta Piazza há também três fontes: La Fontana della Dea Roma, La Fontana del Nettuno e La Fontana dell' Obelisco Flaminio. Vejam as fotos abaixo de duas das três fontes e do obelisco que tem em uma delas:


La Fontana del Nettuno                                                                                                    La Fontana dell' Obelisco Falminio
























Genteee, atenção para foto abaixo. Este é o obelisco que faz parte da Fontana dell' Obelisco Flaminio. O Obelisco de 3 mil anos  homenagea Ramsés 2º e tem 25 metros de altura. Foi trazido a Roma pelo Imperador Augusto para decorar o Circo Massimo depois que Roma conquistou o Egito. Em 1589 o papa Sisto V pediu a Domenico Fontana que erguesse o obelisco na Piazza del Popolo.
 Obelisco

Descrito o espaço, vamos ao que interessa, o carnevale na Piazza del Popolo. Abrindo, Silvana em frente ao banner do carnevale, kkk.


Neste dia de carnevale (18/02/2012) estava acontecendo o espetáculo "I cavalli di Roma - Arte equestre". Pessoal eu já disse a vocês acima das corridas de cavalo na Via del Corso, e portanto este espetáculo, apinhando de gente assistindo, nada mais era do que apresentações de cavalos fazendo passos e danças (hã?!). Amigos a antropologia serve nestas horas, vamos relativizar (digo isso pra mim mesmo! kk). Tinha tanta gente feliz e animada vendo estes cavalos que lembrei logo das  escolas de samba, da emoção das pessoas em ver por exemplo a Mangueira entrar, kk. Além dos cavalos, havia muitas crianças fantasiadas, o Incrível Hulk para elas tirarem fotos, serpentina no chão e alguns pernas-de-pau como é mostrado no vídeo abaixo.



Depois de muito andar, atravessamos a Porta del Popolo rumo a estação de metro Flaminio, sem nada de cerveja na cuca e entramos em um café que tocava a versão que o Black eyed Peas, fez para música "Mas que nada" de Jorge Bem. Esta música, mesmo numa versão que pode ser considerada outra música, foi nesta visita a Piazza del Popolo, a coisa mais próxima que tivemos do carnaval do Brasil. Mas, em resumo, nada melhor do que viver a Festa de Momo em suas mais variadas versões. E eu que sou chegada a estudar as variações do carnaval, adorei ver tudo isso. Ah, digo mais, não rolou cerveja neste dia, mas rolou muito vinho, mas quem vai contar as cenas do próximos capítulos do nosso carnaval será o correspondente Guilherme Patriota. Aguardem! bjs.

* boccato di cardinale - expressão italiana muito antiga, que quer dizer algo fora de série, muito bom, gostoso ou bonito.



2 comentários:

  1. Mesmo a muitos km estão atrás de carnaval, brasileiro é fogo. Guila vé se ensina a estes gringos como se organiza um carnaval, este garoto tem know-how. Um beijão.

    ResponderExcluir
  2. Valeu Paulinho, o carnaval tá no sangue. vou ver se arranjo um trabalho no carnaval que vem por aqui, só para voltar.kkkk.
    abs

    ResponderExcluir