quarta-feira, 9 de maio de 2012

Villa e Galleria Borghese em Roma


Ciao 

De 14 a 22 de abril aconteceu a Settimana della Cultura aqui em Roma. Fãs do low cost como somos, aproveitamos que os Museus estatais eram gratuitos e curtimos ao máximo. Até agora não pagamos nenhuma entrada em Museus, só aproveitando a gratuidade deles em determinados períodos. No último dia da Settimana fomos conhecer a famosa Galleria Borghese, e já adiantamos vale muito a pena visitá-la. 
A coleção desta Galleria foi adquirida pelo cardeal Scipione Borghese, sobrinho do papa Paulo V. Além da Galleria em si a Villa Borghese é maravilhosa. Os jardins são enormes cheios de fontes. A Villa é um lugar sensacional para descansar, andar de bicicleta e deitar no gramado para um dolce far niente.



                      

O acervo é maravilhoso e possui uma infinidade de esculturas de Bernini e o auto-retrato deste.

"Apollo e Dafne" Bernini
"Ratto di Proserpina"  Bernini

Nós ficamos impressionados com esta escultura, vejam a mão apertando a perna. Como é que se consegue fazer isso com mármore, hein?!

 Detalhe do "Ratto di Proserpina" Bernini
"Autoritratto in età matura" Bernini

No andar térreo da Galleria Borghese estão os quadros de Caravaggio. Ao todo são seis quadros. Sabe-se que o cardeal Scipione Borghese era um aficionado por Caravaggio e fez de tudo para conseguir o máximo de pinturas dele. Algumas são provenientes do atelier do pintor Cavalier D'Arpino, mestre de Caravaggio, que foi acusado injustamente de posse ilegal de armas, como as duas pinturas abaixo:

  "Giovane con canestra di frutta" (Caravaggio)
"Autoritratto in veste di Bacco (Bacchino malato)"

Já a próxima tela de Caravaggio foi encomendado pela Confraternita dei Palafrenieri para o altar dedicado a Santa Ana na nova Basilica di San Pietro. Em seguida foi transferido para Chiesa di Sant'Anna dei Palafrenieri e posteriormente comprado pelo Cardeal Borghese. Esse quadro é enorme, o maior de Caravaggio na Galleria Borghese e é muito belo.

"La Madonna dei Palafrenieri" (Caravaggio)

"David con la testa di Golia" de Caravaggio foi provavelmente pintado em Nápoles quando este fugiu de Roma sob a acusação de assasinato. Não se sabe ao certo quem encomendou este quadro. Existe a hipótese de que Caravaggio tenha enviado esta tela para o cardeal Scipione Borghese, como um presente a ser entregue ao Papa Paulo V. Essa tela tem uma luz incrível e a cabeça de Golias é extremamente dramática. 


Sabe-se que Caravaggio pintou pelo menos três versões de San Giovanni Battista. Uma está no Musei Capitolini, a outra na Palazzo Corsini, e a terceira na Galleria Borghese. De acordo com o site da Galleria Borghese esta tela foi trazida por Caravaggio a Roma para ser doada a Scipione Borghese com a esperança deste cardeal obter a extinção da sentença de morte com seu tio que era o Papa  Paulo V. 

"San Giovanni Battista"  Caravaggio

A tela abaixo também foi encomendada pelo cardeal Scipione Borghese. Retrata São Jerônimo, doutor e eremita da Igreja Católica. Caravaggio fez pelos menos duas outras pinturas com este mesmo tema. Alguns estudiosos analisando as cores do quadro sugerem que este nunca foi terminado. A boa notícia é que esta tela e mais outras cinco, incluindo uma das versões da Medusa estão sendo expostas no Brasil. Em maio na Casa Fiat de Cultura em Belo Horizonte e em Julho no MASP. Se você se interessa por Caravaggio veja outro post aqui.

"San Girolamo" Caravaggio

Mas a Galleria Borghese tem também outras pinturas lindas e importantes como o quadro "Amor Sacro e Amor Profano" de Tiziano. Este quadro retrata o casamento do veneziano Nicolò Aurélio e Laura Baragarotto e chegou a Galleria Borghese em 1613.


Para finalizar, esta importante Galleria tem em seu acervo dois quadros de Rafael. O primeiro deles é de uma moça florentina do século XVI. A execução da pintura provavelmente remonta aos anos de estadia de Rafael em Florença antes de sua transferência a Roma. 

"La dama con liocorno" Rafael

O último quadro é um dos mais belos que já vimos de Rafael. O site Galleria Borghese diz que esta tela foi encomendada por Atlanta Grifonetto Baglioni em memória de seu filho, morto em uma luta fratricida pela posse do senhorio de Perugia. O trabalho manteve-se na cidade da Úmbria por cem anos até que uma noite em 1608, foi levado em segredo e enviado a Roma para o Papa Paulo V como um presente para seu sobrinho Scipione Borghese. A tela é extremamente colorida e dramática e a sua dimensão preenche toda a sala. 

"Deposizione di Cristo" Rafael

Portanto, estando em Roma não deixem de visitar a Villa Borghese e a sua bela Galleria. Nós recomendamos!

Ciao e até o próximo post

Maiores informações:
Endereço: Piazzale del Museo Borghese, 5, 00197.
Horário: Segunda fechado. De terça a domingo das 9h00 as 19h00.
OBS: Não pode fotografar as obras

Nenhum comentário:

Postar um comentário