sábado, 21 de janeiro de 2012

Burocrazia può venire come mi rivolgo.

Pessoal,



Tudo pronto para nossa viagem a Roma. As passagens foram compradas, o seguro saúde também e o hotel já foi reservado. O visto sai dia 06/02 e viajamos dia 09/02. Mas até ter todas essas coisas o aperreio foi grande e nossa rúpias (kkkk) foram jogadas todas ao vento. A tradução  da nossa certidão de casamento para italiano foi mais cara que se casar, kkk.
Mas vamos começar do começo. Eu me candidatei a uma bolsa sanduíche (PSDE/CAPES) para fazer parte de meu doutorado em Roma. A documentação para me inscrever nessa bolsa foi imensa e a espera maior ainda. Em outubro eu dei entrada no processo e o resultado só saiu adivinhem quando? Dia 28/12/11. Resultado passei um reveillon super feliz e ao mesmo tempo doida de pedra,  já que meu estágio começaria em fevereiro e eu só teria Janeiro para organizar tudo, e quando digo tudo digo - enviar um milhão de documentos escaneados e por sedex para Capes, comprar passagem, seguro saúde,  reservar hotel em Roma, entrar em contato diário com várias pessoas em Roma que pudessem me alugar um quarto, solicitar do meu orientador que ele enviasse uma carta de aceite no modelo que o Consulado da Itália queria, (só ao Consulado eu fui três vezes antes de dar entrada no visto), pesquisar sobre bancos na Itália, Codice Fiscale, além das coisas relativas a Recife e ao nosso ap. Bem, no meio disso tudo meus pais vieram me visitar e em seguida os pais de Guila também, então também tínhamos que dar atenção a eles.
A primeira semana ficaremos em um hotel. Mas já temos algumas opções de aluguel mais ou menos acertadas daqui do Brasil. Aiiii espero que estas opções sejam mesmo opções!, se não, mais rúpias (euros) ao vento...
Muitas, mas muitas burocracias foram vencidas e outras tantas estão para começar.
Para receber minhas ricas rúpias da Capes terei que abrir uma conta num banco em Roma e para isso preciso de um Codice Fiscale e um Permesso di Soggiorno e sei mais lá o que! kkk. O Codice Fiscale consegui tirar no Consulado da Itália em Recife (dica para os amigos, o Consulado presta este serviço), mas o Permesso, só em Roma mesmo. O Permesso di Soggiorno, meu amigos, para quem não sabe, é a a Permissão de Estadia na Itália, ou seja, o visto serve apenas para entrar na Itália, para permanecer, é mais 500, kk.  Este documento deve ser tirado até o 8º dia de chegada a Itália e sempre causa pavor nos estrangeiros devido ao montante de rúpias empregado e na difícil tarefa de entender como se dar entrada neste tal Permesso.
Além de organizar as coisas relativas a Roma, estamos também fazendo mil coisas ao mesmo tempo, estudando, trabalhando, encaixotando uma série de coisas que irão se mudar para quarto dos fundos enquanto nossa amiga Marília reside em nosso ap.
Amigos aproveito e deixo o link abaixo das instruções da "Escola Politécnica da Universidade de São Paulo" com algumas infomações de como tirar o Permesso di Soggiorno per motivi di studio, caso você seja contemplado com uma bolsa de estudo com eu fui.


http://www.ipoli.com.br/php/arquivos/escola/432.pdf




Torçam por nós.

bjs sil e guila



Nenhum comentário:

Postar um comentário