No mesmo dia que fomos passear em Gianicolo, conhecemos a Galleria Nazionalle D' Arte Antica in Palazzo Corsini. Fomos descendo ladeira abaixo e chegamos em Trastevere. Andando pelas as ruas deste bairro encontramos esta Galleria. Como era época da Settimana della Cultura aproveitamos a entrada gratuita e entramos. Não sabíamos ao certo que quadros ou artistas iríamos encontrar. Sabíamos apenas que nesta Galleria tinha um Caravaggio, motivo mais que suficinete para entrar.
Este Palazzo foi erigido pela família Corsini e foi realizado em 1511 pelo arquiteto Bramante. Em 1659, este Palazzo se tornou a residência da rainha Cristina da Suécia (1626-1689) que chegou a Roma em 1655 depois de sua conversão do luteranismo ao catolicismo e posterior renúncia da coroa.
Coberto de grandes escadarias e um belo jardim, este Palazzo possui além dos quadros algumas esculturas no hall de estrada.
A Galleria do Palazzo Corsini não é muito grande, mas tem alguns quadros que valem a visita como o "S. Giovanni Battista" di Caravaggio. Esta tela é a versão menos conhecida de Caravaggio com este tema. Veja aqui as onde encontrar as outras telas de Caravaggio. Por muito tempo se duvidou se era um autêntico Caravaggio, no entanto as similaridades com o "San Giovanni Battista" do Nelson-Atkins Museum of Art de Kansas City afastou as dúvidas. O fato é que este quadro é muito bonito e tem aquela luz que Caravaggio emprega com tanta maestria.
A Galleria conta ainda com telas de Orazio Gentileschi, Fra Bartolomeo, Andrea del Sarto, Beato Angelico, Anton Van Dick, Nicolas Poussin entre outros. Destaque para os dois quadros de Pieter Paul Rubens.
"S. Sebastiano liberato dagli angeli"
Testa di Vecchio
A Galleria Nazionalle D' Arte Antica in Palazzo Corsini não é um dos melhores museus de Roma, mas vale a pena a vista para ver de perto Caravaggio e Rubens.
Ciao a até o próximo post.
Maiores informações:
Endereço: Via dellea Lungara, 10, 00165, Roma.
Horário: Terça a Domingo das 8h30 as 19h30.