quarta-feira, 18 de abril de 2012

O melhor de Londres: National Gallery




Ciao a tutti
Amigos, quando começamos a organizar a nossa viagem a Londres a primeira coisa que pesquisamos foi sobre os museus londrinos. Pensamos, queremos ir a este, aquele e aquele outro, mas logo em seguida nos vinha a cabeça as "rúpias" (pounds - £) que nós não tínhamos e ficávamos tristes.
Só que descobrimos logo em seguida que os museus de Londres são gratuitos. Nós amamos Londres por isso. Que iniciativa mais louvável, já que alimentação, estadia, transporte e todo o resto são muito caros nesta cidade, nada mais conveniente do que os museus não cobrarem ingressos. 
A partir desta boa notícia fizemos um roteiro dos museus e galerias que queríamos visitar e no topo da lista estava a National Gallery. Gente a felicidade de sabermos que íamos ver ao vivo aqueles quadros que há anos olhávamos somente em livros nos deixou felizes demais.
Então no nosso primeiro dia em Roma fomos a National Gallery que fica na Trafalgar Square. Esta praça foi construída em 1830 e tem uma coluna no centro com quatro leões enooooormes , e duas fontes ao lado.




Por causa das Olimpíadas em Londres foi instalado este cronômetro que marca dias, horas e minutos até o início deste evento. Por falar nisso, Londres virou um canteiro de obras, então fique atento se você irá viajar nesta época, pois os itinerários de metrô e ônibus podem ser modificados em determinados momentos devido as reformas. 
Em frente a esta praça fica o imponente edifício da National Gallery. O museu foi criado em 1824 quando a House of Commons (Câmara dos Deputados do Reino Unido) comprou a mansão e a coleção de 38 obras do banqueiro John Julius Angerstein. Com a intenção de ampliar a coleção e o público foi construído a National Gallery atual aproveitando as colunas e pórticos de estilo italiano da mansão de Carlton House, antiga residência do príncipe regente. Com a inauguração este museu adotou o lema de "uma galeria para todos", e passou a expor seu acervo de forma gratuita.


O museu têm cerca de 2.300 obras que abrangem desde o  século XIII ao século XX. Então, diante de tanta coisa para ver, talvez, se você não tiver muito tempo, você deva fazer uma seleção de quadros que podem ser facilmente encontrados no site do museu. Importante também antes de começar a sua jornada é adquirir o folheto ilustrativo do museu que custa 1 pound e que traz um mapa de onde encontrar as obras por século. Mas saiba, mesmo assim você irá se perder e se isso acontecer peça ajuda aos funcionários do museu para achar alguma obra específica. Abaixo uma foto do folheto com a localização e cores de cada século : azul (séculos XIII a XV) vermelho escuro (século XVI), vermelho (XVII), verde (XVIII a XX).


Apesar de termos feito uma lista de pinturas que queríamos ver, decidimos ir andando pela National Gallery e só no final é que perguntamos onde estava alguma obra específica que ainda não tínhamos visto. 
Então, vamos a nossa lista de indicações por século, como o própria National Gallery faz. Dos séculos XIII a XV nós pudemos ver vários italianos como Duccio, Paolo Ucello, Bellini, Fra Filippo Lippi, Andrea Mantegna, Botticelli, os alemães Memling e Albrecht Dürer e o belga van Eyck. O destaques para nós foram: 

"Vênus e Marte" Botticelli
"O casal Arnolfini" van Eyck
 "A Madona do Prado"  Bellini.

Se este período nos deixou extasiados, as obras do século XVI nos deixaram emocionados. Nesta faixa de tempo nós tínhamos alguns prediletos: Leonardo da Vinci, Michelangelo, Rafael, Tiziano e Bruegel. Mas você irá encontrar muitos outros como Holbein, Bronzino, Veronese, Cranach, etc.

"A Virgem das Rochas" Leonardo da Vinci
"La Madonna dei Garofani" Rafael
"Baco e Ariadne"  Tiziano
"The Entombment" Michelangelo
"The adoration of the Kings"Bruengel

Estávamos aguardando ansiosos pelo século XVII, porque nele nos veríamos mais algumas pinturas de Caravaggio que estamos perseguindo por todos os cantos ☺. Mas este século tem outras maravilhas como Velázquez, Rembrandt, Rubens, Vermeer. 

"Salome receives the Head of John the Baptist" Caravaggio
"Boy bitten by a Lizard" de Caravaggio

"The Supper at Emmaus" de Caravaggio

Uma das poucas fotos que conseguimos fazer na National Gallery, porque são proibidas, foi esta abaixo. 


"The Toilet of Venus" Velázquez.
"Self Portrait at the Age of 34" Rembrandt
"A Young Woman seated at a Virginal" Vermeer

Do século 18 até o final do 20, nós encontramos grandes pintores como Goya, Degas, Cézane, Monet, Ingres e Van Gogh. 
"Madame Moitessier" Ingres
 "Ballet Dancers" Degas
"Bathers (Les Grandes Baigneuses)" Cézane
"The Gare St-Lazare" Monet

Esta faixa de tempo é linda e nós ficamos muito felizes de vermos cinco pinturas de Van Gogh. Mas, esta sala está sempre muito cheia e ver os quadros com muita precisão se torna difícil, ainda mais se for "Sunflowers" de Van Gogh. Vejam a foto abaixo que demonstra o que nós dissemos.


Então, esta foi a nossa visita a National Gallery. Se for a Londres não deixe de visitar esta galeria, ela é fundamental para quem gosta de arte.
Abaixo o link do tour virtual na National Gallery. Essa ferramenta é muito boa.


Maiores informações: 
Endereço: Trafalgar Square, London WC25DN
Horário de abertura: Diariamente 10h00-18h00, sexta feira até as 21h00. Última admissão: 15h55 e nas sextas as 20h55.
Visitas Guiadas: Em Inglês, diariamente, as 11h30 e 14h30, nas sextas as 19h00. Ponto de encontro no balcão de informações da Ala Sainsbury. Duração de uma hora. Palestras de 10 minutos: Em Inglês, de sexta a terça-feira, 16h00. Solicite informações em um dos balcões o programa completo de palestras.
Guias Áudio: Pago, 3,5 libras. Dirija-se a um dos balcões dos Guias Áudio localizados na entrada do pórtico e na Ala Sainsbury no nível 2.
MetroWestminster, Charing Cross, Leicester e Piccadily. 



Até o próximo post sobre Londres.

Nenhum comentário:

Postar um comentário